A palavra vereador vem da palavra grega “Verea” que significa Vereda, caminho, ou seja, é o que verea, que trilha e orienta os caminhos da vontade do povo que o elege.
O vereador faz o papel intermediário entre o Governo e o Povo, elaborando as leis municipais e fiscalizando o poder Executivo.
Os principais projetos que os vereadores discutem e votam são os impostos municipais, educação do município, transporte público e saneamento. O vereador tem uma participação importante, onde suas tomadas de decisão atingem diretamente a população com a aprovação da Lei Orçamentária Anual.
A “casa” dos vereadores é chamada de Poder Legislativo, mais conhecida como Câmara dos Vereadores. Os vereadores estão amparados na Constituição Federal e nas leis orgânicas municipais, que determinam o que eles podem e não podem fazer durante o mandato.
Os vereadores são eleitos pelo voto direto da população e ficam no mandato por 4 anos e é importante que a população acompanhe as atuações de seus vereadores para verificar se os trabalhos estão sendo feitos, não somente votar e eleger seu vereador, mas também acompanhar durante todo seu mandato o que está sendo feito e executado no município. Todas essas ações favorecem o bem-estar da população e da sociedade como um todo.
Fontes:
https://www.saopaulo.sp.leg.br/vereadores
Crédito da imagem:
https://republicanos10.org.br/descomplicando-a-politica/diferenca-entre-prefeito-e-vereador