Requerimento prevê alfabetização midiática na rede municipal de ensino de Jandira

Legenda: Léo da Feira (PSD)
21 de novembro de 2024

Proposta pelo vereador Léo da Feira, a medida busca desenvolver o pensamento crítico dos alunos, combater a disseminação de informações falsas, além de incentivar o uso responsável da internet e das redes sociais

O requerimento nº 535/24 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 37ª Sessão Ordinária, em 19 de novembro de 2024. Assinado pelo vereador Leandro José Moreau (PSD), o “Léo da feira”, o texto  prevê a inclusão da alfabetização midiática e informacional (AMI) no currículo escolar da rede municipal de educação.

A iniciativa busca desenvolver o pensamento crítico dos alunos, combater a disseminação de informações falsas, além de incentivar o uso responsável da Internet e das redes sociais. “A educação midiática tem como objetivo desenvolver a habilidade das pessoas de identificar diferentes mídias e garantir que elas saibam diferenciar quando as informações transmitidas são confiáveis ou não. Ela também desenvolve as habilidades necessárias para interagir de acordo com os objetivos e normas dos diferentes canais”, esclareceu Léo da Feira em sua justificativa.

O parlamentar lembrou ainda que a educação midiática não se limita apenas à Internet, englobando todos os veículos de comunicação – como, por exemplo, jornais, revistas, televisão e rádio. Depois da aprovação na Casa de Leis, a matéria seguiu para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.

Compartilhe