Patrimônio cultural – a importância de preservar a história

Árvore centenária, símbolo da cidade de Jandira, instituída pela Lei nº 2.502 de 30 de maio de 2023. Crédito da imagem: Prof. Waldomiro da Silva Prado.

A trajetória que leva à construção ou constituição de um município são ideais em comum de algumas pessoas, pensamentos divergentes porque estes são necessários para o crescimento, lutas por uma causa, interesses próprios e outros afins.

Toda cidade tem uma história e uma população com suas próprias histórias. Possui ainda seus cantinhos especiais e seus personagens. É também nas cidades que tudo se inicia, desde a sua fundação e evolui naturalmente através do tempo, construindo fatos, dando rosto para a sociedade, criando marcas populares e identidades culturais diversas e sempre muito ricas.

Existem muitas formas de percebermos toda essa trajetória. Ela está presente na cultura de seu povo, nos ciclos do desenvolvimento econômico e social, nas pessoas, nos filhos ilustres, bem como nas edificações, memória visível da evolução urbana. Muitas vezes, nesta evolução vão se perdendo valores antigos, histórias vão sendo apagadas, já que os que fizeram parte dela já não se encontram mais entre nós, não há interesse em recordar e nem manter viva a história de fato. Nesta árvore em nossa cidade, descansavam os Bandeirantes que por ali passavam.

Por isso, destacar nas cidades exemplares de arte, arquitetura, crenças ou ainda conservar as paisagens naturais constituem ações significativas. Todas elas contribuem para a integração desses elementos à nossa história. 

Se todos nós, cidadãos, pactuarmos com este compromisso, cumpriremos a função social de, no futuro, contar o que aconteceu no desenvolvimento humano em cada época.

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm#:~:text=A%20valoriza%C3%A7%C3%A3o%20do%20patrim%C3%B4nio%20hist%C3%B3rico,manter%20a%20identidade%20desse%20povo.

https://www.politize.com.br/cultura-qual-a-responsabilidade-do-municipio