É conhecido mundialmente como o mês de ALERTA às mulheres sobre o câncer de mama. Mesmo sendo mais raro, a campanha abrange também o alerta aos homens.
O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Como surgiu: o movimento começou na década de 1990 com objetivo de alertar e conscientizar sobre o autoexame e as vantagens do diagnóstico precoce.
Símbolo da campanha: laço rosa – lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
Estatística no Brasil: no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Dados disponíveis em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2022/outubro-rosa
Fatores de risco conforme descritos no site do Inca:
- Comportamentais/Ambientais;
- Aspectos da vida reprodutiva/hormonais;
- Hereditários/Genéticos.
O INCA promove simpósios e palestra anualmente para alerta e prevenção sobre o câncer de mama.