O uso da Inteligência Artificial na Comunicação Pública

O advento da IA (Inteligência Artificial) trouxe muitos desafios e possibilidades para o mundo contemporâneo. No final de 2022, a nova tecnologia permitiu a qualquer pessoa a geração de textos, imagens e vídeos a partir da execução de comandos simples.

Assim, tal ferramenta transformou significativamente as formas de produção de conteúdo em diversas áreas. A comunicação pública, por exemplo, também vem sofrendo impactos preponderantes.

Diante desse cenário, os pesquisadores Heloiza Nobre, Maria Angêla Mattos e Guilherme Nobre, da USP (Universidade de São Paulo), organizaram o livro Inteligência artificial e comunicação pública: abordagens transversais, disponível para download gratuito no site da instituição.

Ao longo da publicação, os autores desconstroem tanto os discursos apocalípticos quanto a glorificação da IA. Além disso, eles exploram as potencialidades humanas de comunicação, interação e participação em prol da sociedade.

A obra, por fim, tece profundas reflexões sobre o tema e propõe maneiras mais adequadas e éticas de utilização da IA, visando sempre zelar pela transparência pública e aprimorar o diálogo com os cidadãos.

Fonte:

NOBRE, Heloiza Helena Matos e; MATTOS, Maria Ângela; NOBRE, Guilherme Fráguas. Inteligência artificial e comunicação pública: abordagens transversais. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2025. DOI: https://doi.org/10.11606/9788572053068 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1638 . Acesso em: 18 de setembro de 2025.

Crédito da imagem: divulgação / banco de imagens do Canva.