Com o advento da internet – e sua popularização através dos aparelhos celulares –, as mídias sociais promoveram uma enxurrada de informações sobre diversos assuntos, dentre eles, sobre o mundo dos investimentos. Foi dos assuntos mais surrados e desgastados! Se por um lado, democratizou o acesso a informações que, antes, eram exclusivas de grandes investidores, na maior parte das vezes, os arautos do mercado financeiro, não tiveram o cuidado de levar, junto com a informação, o ensinamento de princípios básicos de finanças necessários ao marinheiro de primeira viagem. Assim, não foram poucos os casos de perdas financeiras, quebras de expectativas, etc, pois os novos investidores viam e ouviam dos testemunhos de youtubers, por exemplo, maravilhas que não se concretizavam na sua experiência pessoal.
No meio desse mar revolto, no entanto, restam algumas águas mansas, das quais o investidor e a investidora poderão tirar proveito, com a vantagem de serem de alta qualidade, provenientes de entidades sérias – e de graça. A lista, abaixo, não é exaustiva, mas é um bom começo. Boa sorte!
B3 – A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, a Companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros.
LINK: https://cursos-edu.b3.com.br/register
Anbima – A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Reúne diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir dentro de casa a pluralidade dos mercados. Nasceu em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representa os mercados há quatro décadas.
LINK: https://cursos.anbima.com.br/cadastro
Tesouro Direto – O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00. O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento, pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Com tantas opções, fica fácil achar o título indicado para realizar seus objetivos!
LINK: https://www.tesourodireto.com.br/como-investir/aprenda-a-investir/cursos.htm