Evento marca encerramento da campanha “Outubro Rosa” na Câmara Municipal de Jandira

Legenda: Plenário da CMJ.
31 de outubro de 2025
[responsivevoice_button voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir a Notícia"]

A ocasião contou com ações de saúde, testemunho de superação e palestras sobre o câncer de mama e do colo do útero, a saúde da mulher e os direitos dos pacientes oncológicos

Plenário da CMJ.
Artista Fabiana Aguiar.

No dia 30 de outubro de 2025, a Câmara Municipal de Jandira promoveu o encerramento da campanha “Outubro Rosa” no plenário da Casa de Leis. O evento buscou difundir informações sobre o câncer de mama, incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença e promover a saúde e o bem-estar da população.

A ocasião contou com ações de saúde, testemunho de superação e palestras sobre o câncer de mama e do colo do útero, a saúde da mulher e os direitos dos pacientes oncológicos. A primeira convidada a discursar foi a Dra. Anabel Sabatine, médica e ex-prefeita da cidade. Ela abordou a história do movimento “Outubro Rosa” e explicou o que é o câncer de mama, quais os fatores de risco e como detectá-lo precocemente. “Meu apelo é que vocês sejam multiplicadoras de informação. Incentivem as amigas de vocês a irem fazer o papanicolau, o ultrassom e a mamografia para possibilitar o diagnóstico precoce”, aconselhou a profissional.

Dra. Anabel Sabatine, médica e ex-prefeita de Jandira.

Em seguida, a Dra. Tzvetana Inês Loureiro Tzankova, secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial, falou sobre os direitos dos pacientes oncológicos. Além do auxílio-doença, ela lembrou que o paciente oncológico também pode pedir a gratuidade no transporte público, o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a isenção de impostos na compra de veículos adaptados, a quitação de financiamento de imóvel, a isenção do imposto de renda, entre outros benefícios.

Segundo a Dra. Tzvetana, tais direitos visam garantir diagnóstico precoce, tratamento adequado, locomoção, suporte psicossocial e proteção contra dificuldades financeiras às pessoas que enfrentam a doença.

Dra. Tzvetana Inês Loureiro Tzankova, secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial.

A senhora Ana Cristina Rodrigues da Silva, em seu turno, deu um depoimento emocionante sobre sua batalha contra o câncer de mama. Ela contou que foi diagnosticada em 2021, após perceber a presença de um nódulo durante o autoexame. “Aprendi que o câncer não é o fim. Ele é um recomeço, uma chance de olhar para a vida com outros olhos, com mais amor, mais cuidado e mais propósito. Entendi que cada mulher é única e que o corpo da gente fala e dá sinais. Precisamos ouvir o nosso corpo, fazer os exames, cuidar da nossa saúde e não deixar o medo ou a correria do dia a dia adiarem esse cuidado. O Outubro Rosa não é apenas um mês de laços e campanhas. É um convite à vida, um lembrete de que o amor-próprio também se expressa através de prevenção”, refletiu ela na tribuna.

Senhora Ana Cristina Rodrigues da Silva superou o câncer de mama.

Por fim, o enfermeiro Márcio Manuel, que atua na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Vale do Sol, discorreu sobre a saúde da mulher e o câncer do colo do útero. Pouco antes do encerramento do evento, ele orientou que as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas residências, periodicamente, para fazer a coleta do papanicolau e agendar a consulta médica.

Márcio Manuel, enfermeiro da UBS do Vale do Sol.
Compartilhe