Dia da Mulher: Sessão Solene marca celebração da data na Câmara Municipal de Jandira

Legenda: Plenário da CMJ
11 de março de 2024
[responsivevoice_button voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir a Notícia"]

A cerimônia deste ano abriu espaço na tribuna de honra para as secretárias Carla Santos, Marcela Caires e Rosania Morales; a ex-vereadora Maura Soares (PT) e a diretora Laodicéia Ayres também discursaram no plenário; na ocasião, as convidadas cobraram mais sororidade, respeito, igualdade e empenho no combate à violência contra a mulher

A Câmara Municipal de Jandira sediou, no dia 08 de março de 2024, a tradicional Sessão Solene em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”. Na abertura do evento, o presidente Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, ressaltou o papel fundamental das mulheres na construção da sociedade jandirense, garantindo espaço na tribuna a figuras femininas de destaque na região.

Carla Santos, secretária de Desenvolvimento Social

A primeira convidada a discursar foi a senhora Carla Santos, atual secretária municipal de Desenvolvimento Social. Além de parabenizar as mulheres presentes em plenário, a secretária exaltou as qualidades e a competência feminina com a leitura de um poema. “Cuidamos de tudo e de todos e nem sempre somos cuidadas, mas de uma coisa eu tenho certeza: existe um Deus que cuida de cada uma de nós”, comentou. Ela também pediu mais sororidade, termo que remete ao sentimento de irmandade e união entre as próprias mulheres.

Marcela Almeida Caires, secretária de Administração

Em seu turno, a secretária de Administração Marcela Almeida Caires destacou a importância da atuação feminina nas diversas esferas sociais. “A participação no Poder Público ainda é pequena. Aos poucos estamos nos unindo e conseguindo alcançar posições de destaque para proporcionar cada vez mais melhorias às mulheres. Porque ninguém sabe mais o que a gente precisa do que a gente mesmo, não é?!”, ponderou a chefe da pasta.

Ex-vereadora Maura Soares (PT)

Já a ex-vereadora Maura Soares (PT) lembrou que a data é, sobretudo, um dia de luta e reivindicou mais igualdade, respeito e representatividade em Jandira. Ela também lamentou o aumento da violência contra a mulher, registrado nos últimos anos. “No ano passado, eu trouxe dados sobre a violência contra a mulher e sobre a morte de mulheres. Eu pensei que, hoje, poderia dizer que melhoramos e que a violência não está tão grande assim. Porém, infelizmente, não é verdade. A violência aumentou: a cada seis horas, no Brasil, uma mulher é assassinada. É uma barbaridade!”, alertou Maura.

Laodicéia Ayres, diretora da Diretoria da Mulher e Igualdade Racial

A senhora Laodicéia Ayres, chefe da Diretoria da Mulher, também fez uso da palavra. A diretora discorreu sobre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão, em especial no que diz respeito ao empoderamento feminino e ao combate à violência doméstica na cidade. “A gente prepara essas mulheres para o mercado de trabalho. Temos aulas de informática, de limpeza de pele e de massagem linfática. Mas o que me chama atenção é que elas chegam bem vulneráveis, depressivas ou angustiadas e saem de lá preparadas”, afirmou.

Rosania Morroni Morales, secretária da Educação

A secretária municipal de Educação, Rosania Morroni Morales, relembrou as conquistas históricas das mulheres, como o direito ao trabalho e ao voto, e enfatizou a necessidade de combater todo tipo de violência e discriminação. “Nós queremos igualdade de direitos e de oportunidades”, concluiu a secretária.

Representando os demais parlamentares, o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson”, expressou o apoio do Legislativo Municipal às cidadãs jandirenses. Em seu discurso, ele elencou ainda os projetos e trabalhos desenvolvidos pela Casa em prol das pautas femininas ao longo da atual Legislatura.

Plenário da CMJ
Compartilhe