Para Markinhos, autor do requerimento, a Prefeitura deve fazer o pagamento do referido piso, apesar da discussão que ainda ocorre na esfera federal; o parlamentar argumentou que a medida deve garantir reconhecimento e valorização a tais profissionais, definidos por ele como “gigantes da pandemia”

Na 29ª Sessão Ordinária, dada em 13 de setembro de 2022, o requerimento nº 494/22 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira.  De autoria do vereador Marcos Danilo de Sousa (PTB), o “Markinhos”, o documento solicita que a Prefeitura faça o pagamento do piso nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, mesmo que ainda haja discussão sobre o assunto em nível nacional.

Markinhos explicou que a medida deve demonstrar reconhecimento e valorização a tais profissionais, que ele descreveu como “gigantes da pandemia”. Na tribuna, ele complementou: “O prefeito de Osasco fez uma reunião com os sindicatos e, independente do que for decidido em Brasília, ele vai pagar o piso – que é mais que merecido. Por isso, eu peço que o nosso prefeito, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde, faça um estudo para que os profissionais [de Enfermagem de Jandira] venham a receber esse salário também”.

Depois da aprovação no Legislativo Municipal, o requerimento foi encaminhado para a análise do prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”.