Legenda da Imagem: Markinhos pediu informações mais claras nas UBS

Markinhos quer que informações pertinentes sejam afixadas na entrada das unidades, como prevê a Política Nacional de Atenção Básica

O requerimento 325/19, redigido pelo vereador Marcos Danilo de Sousa (PV), o “Markinhos”, passou pela Câmara Municipal de Jandira na 29ª sessão ordinária, em 24 de setembro de 2019. Nele, o autor solicitou à Prefeitura a fixação de informações de interesse dos pacientes perto da entrada de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em local visível. O documento foi aprovado e segue agora para as mãos do prefeito Paulo Fernando Barufi da Silva (PTB).

“Eu visitei ontem uma unidade de saúde e os munícipes têm uma dificuldade muito grande, pois às vezes eles chegam ao local e não tem nem a foto do responsável pela unidade. A gente tem uma lei federal que exige não somente isso, mas outras informações. Então eu estou encaminhado esse requerimento ao prefeito, para que a nossa secretária de saúde tome providências”, cobrou durante a sessão.

Como justificativa, Markinhos apontou a necessidade de promover aos jandirenses informações claras, em cumprimento ao que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica. Dentre os dados pertinentes, destacou a identificação do local e horário de atendimento, o mapa de abrangência com cobertura de cada equipe, a identificação do gerente de atenção básica e dos componentes das equipes, a relação de serviços disponíveis e o detalhamento de escalas de atendimento.