Além da tradicional distribuição de flores, a sessão deste ano proporcionou ao público uma palestra sobre feminismo, empoderamento e sororidade, ministrada por profissionais da Diretoria de Políticas para a Mulher e Igualdade Racial da Prefeitura

 

A Câmara Municipal de Jandira realizou, em 08 de março de 2022, uma Sessão Solene em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, em razão da atual reforma na Casa de Leis, a solenidade aconteceu no Teatro Municipal Luiz Gonzaga, no centro da cidade.

Na abertura do evento, o presidente Franklin Venancio da Silva Netto (PTB) enfatizou o papel fundamental das mulheres na construção da sociedade jandirense, garantindo espaço na tribuna às vozes femininas. Indo além da tradicional entrega de flores, a sessão proporcionou ao público uma breve palestra sobre feminismo, empoderamento e sororidade, ministrada por duas profissionais da Diretoria de Políticas para a Mulher e Igualdade Racial da Prefeitura.

A primeira a usar a palavra foi a Dra. Vanice Aparecida Alves, que atua como assistente social em Jandira. De maneira didática e concisa, ela falou sobre o empoderamento da mulher e esclareceu os mitos e verdades acerca do movimento feminista. “Ser feminista é querer igualdade, é querer respeito”, resumiu em plenário.

Por sua vez, a psicóloga Dra. Denise Bertelini abordou a questão da sororidade entre as mulheres. “A sororidade é a união entre as mulheres. Precisamos acabar com a competição e ter mais empatia entre nós, pois só assim poderemos construir juntas a sociedade e lutar por nossos direitos”, pontuou a profissional.

Na ocasião, também discursou a Dra. Denilda Fonseca, médica ginecologista, primeira-dama e atual presidente do Fundo Social de Solidariedade do município. Além de parabenizar as jandirenses pela data, a primeira-dama relembrou a importância do feminismo e do empoderamento ao longo de sua própria formação. Segundo ela, tais fatores foram essenciais para garantir às novas gerações o acesso à Educação e ao mercado de trabalho.

Palestra sobre feminismo, empoderamento e sororidade.

 

Dra. Vanice Aparecida Alves.

 

Dra. Denise Bertelini.

 

Dra. Denilda Fonseca, médica ginecologista e obstetra, além de atual primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade de Jandira.