Matéria foi colocada pelo vereador Fábio Betera e segue agora para sanção ou veto do Poder Executivo

 

O Projeto de Lei nº 78/21 foi aprovado por unanimidade na 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, realizada no dia 28 de setembro de 2021. Redigido pelo vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, o referido projeto institui a Campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à valorização da vida e à prevenção de suicídios no município.

O texto estabelece que a campanha, que passa a integrar o calendário oficial de eventos, será realizada anualmente durante o mês de setembro e terá como símbolo um laço de fita na cor amarela. “O prefeito é médico e sabe da importância desse projeto. Há um psiquiatra para [atender] os 127 mil habitantes da nossa cidade. Isso é vergonhoso! Precisamos fazer um contrato emergencial. […] No ano passado, tivemos cinco suicídios em Jandira – três na região do Jardim Gabriela. E sabe por quê? Os moradores vão até o posto de saúde procurar um psiquiatra, que a rede não tem, então só trocam a receita”, protestou Betera durante a sessão.

Ainda segundo o autor, o principal objetivo da matéria é integrar o poder público e segmentos da sociedade civil, promovendo reflexões sobre o tema e contribuindo para a redução do número de casos ou tentativas de suicídio na cidade.

 

Mais informações

O suicídio é um fenômeno intrincado, comumente associado a transtornos como a depressão ou até mesmo desencadeado por estresse, problemas financeiros, bullying, questões familiares, etc. Pesquisas recentes revelam, inclusive, que indivíduos que sofrem discriminações se tornam ainda mais vulneráveis a tais reações e pensamentos extremos.

Pessoas nessa situação não podem sofrer em silêncio; pelo contrário, precisam compartilhar a questão com familiares e/ou amigos e buscar ajuda especializada. Caso esteja passando por algo parecido ou conheça alguém que se enquadre na descrição acima, entre em contato com o canal de atendimento do CVV (Centro de Valorização da Vida), por intermédio do telefone 188.