Legenda da Imagem: Câmara votou projeto de lei complementar

Câmara votou projeto de lei complementar, redigido pelo prefeito, que altera denominação e amplia as atribuições da pasta

A 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Jandira, acontecida em 25 de junho de 2019, foi marcada pela votação do Projeto de Lei Complementar 03/19, encaminhado à Casa pelo prefeito Paulo Fernando Barufi da Silva (PTB). A propositura, aprovada na ocasião com 11 votos a favor, pretende alterar o nome da Secretaria de Cultura, que passa a se chamar Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Todavia, a mudança não se restringe à nomenclatura. Com tal alteração, a pasta também vai contar com mais atribuições e recursos. “Quem vai ganhar com a aprovação desse projeto é o município, nós teremos agora uma Secretaria de Cultura e Turismo. Com a mudança de nome, nós vamos ter mais verba para investir nessa secretaria. Nossa cidade se encontra na Rota dos Bandeirantes, então temos várias opções de turismo. Um roteiro está sendo montado, estamos trabalhando nisso. Nós temos, por exemplo, a segunda maior Festa Junina do Estado de São Paulo. Temos toda essa área do jóquei. Também existe um museu que está sendo montado, estamos procurando materiais”, defendeu o vereador Luciano Antonio Barbieri (PTB) em plenário.

Além das competências relativas à área da Cultura, já contempladas pela pasta, o texto prevê agora novas medidas. Dentre elas, pode-se citar a implementação de políticas de turismo orientadas por seu respectivo conselho municipal, o gerenciamento dos recursos financeiros da área, o estabelecimento de políticas de preservação e valorização dos patrimônios cultural e turístico, a articulação entre iniciativas públicas e privadas de incentivo, além do desenvolvimento turístico de Jandira, especialmente com sua inclusão no Mapa de Turismo do Estado de São Paulo.