Vereador Toninho Amizade solicitou à Prefeitura o cumprimento da Lei 1394/2003, que institui hortas comunitárias em órgãos municipais, principalmente em escolas públicas; por sua vez, o vereador Anderson Apolo quer a implantação de hortas comunitárias nos locais onde há descarte irregular de entulho

 

Na 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, realizada em 14 de setembro de 2021, dois requerimentos discutiram a implantação de hortas no município. No primeiro deles, de número 444/21, o vereador Antônio dos Santos Oliveira (PSDB), o “Toninho Amizade”, reivindica que a Prefeitura passe a cumprir a Lei nº 1394/2003, que instituiu a implantação de hortas comunitárias nos órgãos municipais, em especial nas escolas públicas da cidade.

“Estou pedindo apenas que o poder público, por intermédio da Secretaria de Educação, cumpra uma lei que já existe. Não sei o porquê, mas esse projeto foi deixado de lado de uns tempos para cá. Não haveria muitos gastos, pois os próprios professores iriam orientar e ensinar as crianças e adolescentes a cuidar da horta, mexer com a terra e com as plantas. Assim, eles começariam a valorizar mais o alimento saudável e a natureza”, pontuou Toninho durante a sessão.

Em seu turno, o vereador Anderson Teixeira de Oliveira (PL), o “Anderson Apolo”, apresentou o documento 449/21, no qual pediu que o Poder Executivo efetuasse um estudo para implantação de hortas comunitárias nos locais onde há o descarte irregular de entulho. A medida visa inibir esse tipo de atitude e, concomitantemente, beneficiar os munícipes de baixa renda.