Redigido pelo vereador Anderson Apolo, texto tem o intuito de orientar a população jandirense sobre o tema; conscientização deve acontecer na terceira semana de setembro

 

A Câmara Municipal de Jandira aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 45/21 durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada no dia 08 de maio de 2021. De autoria do vereador Anderson Teixeira de Oliveira (PL), o “Anderson Apolo”, a propositura pretende instituir a “semana municipal de conscientização e orientação sobre o câncer gástrico” em Jandira.

De acordo com o parlamentar, o projeto visa esclarecer a sociedade sobre a temática por intermédio de debates, palestras e seminários organizados em parceria com instituições da sociedade civil. “Esse projeto tem o objetivo de passar para as pessoas que, em qualquer tipo de situação anormal no organismo, elas têm que procurar um médico ou um profissional da área da Saúde para orientá-las. […] Nós sabemos o quanto a pessoa sofre quando tem um câncer, a maioria já teve amigos ou um parente que passou por isso. Eu mesmo acompanhei toda a trajetória da minha avó, que faleceu em um ano por conta de um câncer gástrico”, compartilhou Anderson Apolo em plenário.

A matéria prevê que a semana de conscientização integre o calendário oficial de eventos do município, sendo realizada anualmente na terceira semana do mês de setembro. Depois de tramitar na Casa de Leis, o documento seguiu para apreciação do Poder Executivo.