Redigido por Ronaldo da Farmácia, texto tem o objetivo de garantir acessibilidade e compreensão à população surda ou com qualquer grau de perda auditiva

 

O vereador Ronaldo Barion (PSB), o “Ronaldo da Farmácia”, colocou em votação o Projeto de Lei nº 37/21, de sua autoria, durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, em 25 de maio de 2021. A propositura trata da afixação do alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos estabelecimentos públicos e privados de Jandira, visando promover acessibilidade plena e compreensão à população surda ou com qualquer grau de perda auditiva.

“O projeto tem por finalidade assegurar uma melhor intercomunicação entre duas línguas diferentes, a oral e a de sinais, a fim de superar a barreira na comunicação”, justificou. De acordo com o parlamentar, dados do Serviço Social revelam que há cerca de 400 munícipes portadores de deficiência auditiva na cidade.

A iniciativa, amplamente elogiada pelos demais parlamentares, obteve aprovação unânime na Casa de Leis e seguiu para apreciação do Poder Executivo.