Redigida pelo vereador Anderson Apolo, matéria tem por finalidade atenuar o sofrimento e garantir mais dignidade aos pacientes oncológicos

 

A Câmara Municipal de Jandira aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 25/21 na 12ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 11 de maio de 2021. Elaborada pelo vereador Anderson Teixeira de Oliveira (PL), o “Anderson Apolo”, a matéria institui o atendimento prioritário às pessoas em tratamento contra o câncer nos estabelecimentos que prestam serviços ao público no município.

O autor explica que o projeto tem por finalidade atenuar o sofrimento e garantir mais dignidade aos pacientes oncológicos. “É de conhecimento comum que os tratamentos de câncer causam intenso cansaço e fadiga aos pacientes, além de debilitar a saúde de maneira geral. Dessa forma, tarefas consideradas como sendo extremamente simples, como comparecer a um órgão público ou ir ao banco, podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados”, justifica.

Para comprovar a necessidade do atendimento prioritário, o texto prevê que o paciente esteja munido de declaração médica ou documento equivalente que ateste a enfermidade. Após aprovação, a matéria seguiu para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”.