Para o vereador Markinhos, autor do texto, a iniciativa tem o objetivo de lembrar o árduo trabalho dos profissionais que, mesmo arriscando suas vidas, possibilitaram a recuperação de milhares de pacientes; data deve ser celebrada em Jandira anualmente em 07 de abril, no Dia Mundial da Saúde

 

Na 3ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 15 de fevereiro de 2022, o Projeto de Lei nº 112/21 passou pela Câmara Municipal de Jandira com 11 votos favoráveis. De autoria do vereador Marcos Danilo de Sousa (PTB), o “Markinhos”, a proposição pretende instituir o dia municipal em homenagem e gratidão aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra a COVID-19. A matéria define que a data deve ser celebrada anualmente em 07 de abril, dia que marca também o Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o parlamentar, além de demonstrar reconhecimento, tal celebração pretende evitar que a luta dos profissionais da saúde seja esquecida, conscientizando a população acerca da função social desempenhada por tais servidores. Também tem o intuito de alertar a sociedade sobre a necessidade em pensar coletivamente e agir em prol do bem comum, em especial em momentos de crise, como no caso da pandemia de COVID-19.

“Tenho certeza que em breve tudo isso vai passar, mas espero que esses profissionais não sejam esquecidos. […] Nada mais justo do que homenagear aqueles que atuaram – e ainda estão atuando – na linha de frente do combate à COVID-19”, salientou Markinhos em plenário. Após aprovação na Casa de Leis, a matéria seguiu para sanção ou veto do prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”.