Por intermédio de outro requerimento, vereador Toninho Amizade também pediu à Prefeitura a implantação de uma “academia ao ar livre” no Jardim Stella Maris

 

Na 9ª Sessão Ordinária, ocorrida em 20 de abril de 2021, dois requerimentos elaborados pelo vereador Antônio dos Santos Oliveira (PSDB), o “Toninho Amizade”, foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira. O requerimento 148/21 recomendou à Prefeitura a construção de uma “creche do idoso” na cidade, com o intuito de atender as necessidades dos munícipes que convivem com idosos, mas precisam trabalhar e/ou estudar e não têm condição de prover tais cuidados durante o dia ou parte dele.

“Eu apresentei um requerimento que parece estranho, pedindo creche para idoso. Acontece que há, na cidade, muitos filhos e muitas filhas que estão perdendo seus empregos porque não têm com quem deixar seus pais, para que tomem o remédio na hora certa, tenham a alimentação na hora certa”, disse Toninho em plenário. De maneira minuciosa, o parlamentar expôs em seu planejamento os possíveis pré-requisitos para atendimento, as atribuições da instituição, além dos recursos financeiros, materiais e humanos necessários para que tal proposta seja concretizada.

Segundo o texto, por exemplo, a creche seria um espaço destinado à permanência diurna do idoso, com período de funcionamento das 7h às 19h. Seu objetivo é proporcionar acolhimento, proteção, dentre outras atividades condizentes à faixa etária. Toninho propôs que a “creche do idoso” oferte até 50 vagas – todavia, para conseguir uma delas, o principal pré-requisito proposto é que os familiares estejam efetivamente trabalhando e/ou estudando e que, por isso, se encontrem impossibilitados de garantir os cuidados necessários.  O vereador sugeriu também que o transporte seja providenciado para aqueles que não possam ir sozinhos ou cujas famílias não tenham condições de transportá-los. Por fim, estipulou que a “creche do idoso” seja composta por uma equipe técnica multidisciplinar, responsável pelo funcionamento e manutenção da mesma.

Por sua vez, o requerimento 147/21 cobrou a implantação de uma “academia ao ar livre” na travessa da Rua 15 de Novembro com a Rua Rodrigo Gomes Mariano, no Jardim Stella Maris. Com a iniciativa, Toninho Amizade pretende valorizar e preservar o local.