Para Véinho, a iniciativa deve medir e auxiliar o desempenho dos alunos em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB

 

Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, dada em 10 de maio de 2022, o plenário aprovou o requerimento nº 225/22 de autoria do vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”. Nele, o parlamentar solicitou à Prefeitura a realização de simulados na rede municipal de ensino, com o objeto de melhorar e medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aprimorando o aprendizado dos alunos.

“O mundo passou por dificuldades com a questão da COVID-19. Agora, estamos tentando voltar o País, o estado e a cidade para o rumo. A minha preocupação é que, com o coronavírus, as nossas crianças ficaram quase dois anos longe da sala de aula ou com aulas híbridas. […] Estou pedindo que seja feito um levantamento, pelo qual a Secretaria de Educação possa aferir o conhecimento, observar as dificuldades e oferecer reforço escolar às nossas crianças”, defendeu o parlamentar em plenário. No texto, Véinho explicou ainda que o IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.