De acordo com Marcio Oliveira, o pedido partiu de munícipes que procuraram seu gabinete; na mesma data, o parlamentar também pediu à Prefeitura a instalação de guard rail em torno da Praça de Eventos
O vereador Marcio Odair Nascimento de Oliveira (Cidadania), o “Marcio Oliveira”, colocou em discussão o requerimento nº 574/22 durante a 35ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 25 de outubro de 2022. Aprovado pelos demais parlamentares, o documento requisitou à Prefeitura a realização de um programa de mutirão para cirurgia de catarata.
Segundo o parlamentar, a cobrança partiu de munícipes que procuraram seu gabinete. “Há vários pedidos, principalmente de idosos que, infelizmente, apresentam alguns problemas de visão com o tempo, como a catarata. Espero que o prefeito tente fazer o mutirão na cidade, que deve ser de extrema importância para a nossa população, afinal não é fácil marcar esse tipo de procedimento”, destacou o parlamentar em plenário.
A catarata, que atinge principalmente pessoas acima de 60 anos, é uma lesão que deixa opaco o cristalino, o que pode levar a pessoa a ter desde uma visão levemente turva até quadros mais graves de cegueira. As causas da catarata podem ser congênitas, decorrentes do envelhecimento ou relacionadas a doenças como a diabetes.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil surgem 120 mil novos casos por ano da doença, que atinge 17,6% da população entre 55 e 65 anos; 47,1% no grupo entre 65 e 74 anos; e 73,3% das pessoas acima de 75 anos.
Na ocasião, o vereador Marcio Oliveira também apresentou o requerimento nº 578/22, no qual indicou a instalação de um guard rail em torno da Praça de Eventos, entre a Rua Rubens Lopes da Silva e a Avenida Carmine Gragnano. Para ele, a medida deve trazer mais segurança aos pedestres que passam pelo local.