Vereador jandirense cogita providências para a implantação de uma Delegacia da Pessoa com Deficiência na cidade

Legenda: Pastor Gilson de Souza (PP)
15 de outubro de 2025
[responsivevoice_button voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir a Notícia"]

Segundo Pastor Gilson, a medida pretende garantir um espaço para atendimento especializado, acolhimento e escuta qualificada da população; na ocasião, o parlamentar também pediu a instituição do “Programa Municipal de Certificação e Incentivo para Salões de Cabeleireiros e Barbearias Adaptados”, voltado ao atendimento de pessoas neurodivergentes

Na 32ª Sessão Ordinária, dada em 14 de outubro de 2025, o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, colocou dois requerimentos em discussão na Câmara Municipal de Jandira. No documento nº 513/25, o parlamentar sugeriu à Prefeitura a realização de estudos e tratativas junto ao Governo do Estado de São Paulo, visando à implantação de uma Delegacia da Pessoa com Deficiência no município.

Para Pastor Gilson, a iniciativa deve garantir um espaço preparado para atendimento inclusivo, escuta qualificada e acolhimento da população com deficiência, especialmente em casos de violência, discriminação e violações de direitos. Ele lembrou ainda que outras regiões já possuem tais delegacias especializadas.

“A implantação dessa unidade representaria um avanço significativo nas políticas de inclusão e proteção social, assegurando às pessoas com deficiência acesso digno à justiça e à segurança pública, de forma humanizada e acessível”, salientou o proponente.

Seu requerimento nº 512/25, em seu turno, reivindicou a instituição do “Programa Municipal de Certificação e Incentivo para Salões de Cabeleireiros e Barbearias Adaptados”, destinado ao atendimento de pessoas neurodivergentes, incluindo o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Como argumento, o vereador disse que o programa deve estimular a capacitação profissional e a criação de protocolos de atendimento adequados.

Compartilhe