Sessão Solene marca o 60º aniversário de emancipação político-administrativa de Jandira

Legenda: Sessão Solene em comemoração aos 60 anos de Jandira.
11 de dezembro de 2023

Pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade foram homenageadas com Títulos de Cidadania; cerimônia também foi palco do lançamento do livro “Jandira – 60 anos de História”, organizado por Filastor, Igor e Vania Brega e distribuído à população pela Câmara

No dia 08 de dezembro de 2023, a Câmara Municipal de Jandira promoveu a Sessão Solene em celebração ao 60º aniversário da emancipação político-administrativa do município. Sediada no Anfiteatro Luiz Gonzaga, a cerimônia marcou o lançamento do livro Jandira – 60 anos de História, organizado por Filastor, Igor e Vania Brega e distribuído gratuitamente à população pela Casa de Leis.

O atual chefe do Legislativo, Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, fez a abertura da sessão, parabenizando a cidade pelo aniversário de emancipação e agradecendo a presença de autoridades e munícipes. Numa demonstração democrática, a tribuna de honra também recebeu as falas dos ex-vereadores jandirenses Wesley Teixeira e Nicanor Filadelfo Pereira, do vice-prefeito e secretário de governo Carlos Piteri e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Dra. Maria Denilda da Fonseca. Além disso, discursaram ainda a deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha (PT), a “Professora Bebel”, e o artista e escritor Filastor Brega.

Na ocasião, o prefeito Dr. Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”, também fez um breve balanço de seu governo e relembrou parte da história de Jandira. No encerramento da fala, ele ainda parabenizou a cidade e agradeceu a todos que contribuem para seu desenvolvimento. “Jandira tem prosperado, graças a Deus. Vamos, sim, a passos firmes e largos resgatar o orgulho da população que, cada vez mais, vai dizer: eu sou de Jandira. Nós trabalharemos diuturnamente para que isso aconteça”, defendeu.

No meio da solenidade, a cantora Suzete Cipriano, do grupo musical Fat Family, se apresentou e agitou o plenário com as canções “Fim de tarde”, “Jeito sexy” e “Eu não vou” – grandes hits na década de 1990. A diva também emocionou o público com um repertório de música gospel.

Logo depois, os parlamentares aproveitaram a oportunidade para homenagear os cidadãos que contribuíram para a construção de Jandira ao longo dos anos. O vereador Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, entregou o Título de Cidadania ao seu tio Irineu Galdino de Brito, que também é cabeleireiro no município e introduziu o sobrinho na profissão. Durante a sessão, o parlamentar destacou: “Eu faço essa homenagem singela, para dar honra a quem tem honra”. Silvio também fez a entrega do título ao locutor Cristiano Pedro da Silva e, em nome do vereador Ronaldo Barion (PSB), ao poeta Marcos Torquato Ramalho.

O vereador Franklin Venancio da Silva Netto (Podemos), por sua vez, concedeu a honraria à senhora Elzi Luiza Soares Ferreira. “Ela é a instrutora que mais formou condutores na cidade de Jandira. Para mim, dona Elzi, é uma honra ser amigo da sua família”, pontuou o parlamentar na tribuna. Na ocasião, ele também homenageou o senhor Sebastião Francisco Gomes, comerciante do município.

Já o vereador Marcos Danilo de Sousa (PTB), o “Markinhos”, saudou a Dra. Olga Trindade da Silva. “Ela é uma profissional ética, gosta de desafios e está sempre em busca de aprimoramento pessoal e profissional. A doutora também foi procuradora da Prefeitura de Jandira entre os anos de 1989 e 1994. E, para minha surpresa, ela me contou hoje que foi a primeira advogada mulher da cidade”, disse Markinhos.

O vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, entregou o Título de Cidadania à deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha (PT), a “Professora Bebel”. “A Professora Bebel luta pela causa da Educação no Estado de São Paulo. E, lá atrás, ela passou por Jandira e trabalhou na escola Maria Cristina Lopes, no Jardim Alvorada. Então, ela possui uma trajetória de parceria e de amizade na cidade, que já tem muito tempo”, enfatizou. Na data, o senhor Sidnei Oliveira da Costa, presidente da ASSIJA (Associação Industrial de Jandira), também foi contemplado pelo vereador Fábio Betera.

Em seu turno, o vereador Marcio Odair Nascimento de Oliveira (Cidadania), o “Marcio Oliveira”, deu o título ao deputado federal Bruno Lima (Progressistas), por intermédio de sua assessoria. Durante a sessão, o vereador defendeu a causa animal, que compartilha com o deputado: “Eu sou fã dele por seu trabalho e sua dedicação. Nós sempre falamos, em todos os vídeos de resgate de animais, que nós viemos para dar voz àqueles que não sabem falar, mas sabem dar amor e carinho”.

O vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson”, prestigiou duas mulheres: as senhoras Creuzimar Cláudia Maia Maria dos Anjos, responsável pela Associação Mãos da Esperança, e Dra. Marcela Luzia Soriano Marmora, diretora do polo Jandira da Universidade Anhanguera. “Além da história de vida da Marcela, o que mais me chamou atenção ao entregar este título foi o comprometimento dela com os moradores da nossa cidade, no que tange à Educação”, explicou.

Dois munícipes foram lembrados pelo vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”: o senhor José Dionísio dos Santos Neto, que trabalhava com vidro e esquadrias, e a senhora Valmira Maria Monteiro, doceira em Jandira. “É uma satisfação muito grande poder homenagear as pessoas que ajudaram a construir a nossa cidade”, afirmou no púlpito.

Em seguida, o vereador Anderson Teixeira de Oliveira (PL), o “Anderson Apolo”, congratulou a jogadora de vôlei Tainara Lemes dos Santos, por meio de seu pai Fábio da Silva Santos. “Através do esporte, as pessoas podem ser resgatadas das drogas, podem se reabilitar na sociedade, além de se recuperar de doenças crônicas. Por isso, nós estamos aqui para homenagear a atleta Tainara, que trabalha muito e leva o nome da cidade para onde quer que ela vá”, justificou.

O nutricionista Luís Antônio da Silva e o agente funerário Jocemir Fredo também foram agraciados pelo vereador Cláudio Roberto de Carvalho (Republicanos), o “Cláudio do Moussão”. Na tribuna, o parlamentar resumiu: “A Casa está de parabéns! Hoje, eu só vi homenagens a pessoas que realmente merecem, pois são empreendedoras e ajudam no desenvolvimento da nossa cidade”.

Por fim, o vereador Leandro José Moreau (PMN), o “Léo da Feira”, reconheceu a atuação do senhor Silvio Batista Ramos, empresário e sargento do Exército Brasileiro. “Eu fico muito feliz em poder te contemplar com a maior honraria que um cidadão jandirense poderia receber. Parabéns pela sua humildade e pelo excelente trabalho que você, sua esposa e todos os seus funcionários desempenham, servindo alimento da melhor qualidade para a população”, concluiu.

Compartilhe