Requerimento sugere a substituição dos sinais sonoros nas escolas de Jandira

Legenda: Léo da Feira (PMN)
22 de novembro de 2023

Para o vereador Léo da Feira, as antigas sirenes devem ser trocadas por música, como forma de causar menos incômodo e sofrimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista; ele pede que a medida seja adotada por estabelecimentos de ensino público e privado

O vereador Leandro José Moreau (PMN), o “Léo da Feira”, apresentou o requerimento nº 676/23 na 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, realizada no dia 21 de novembro de 2023. O documento requisitou à Prefeitura a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino público e privado da cidade.

Segundo o parlamentar, a medida tem a finalidade de minimizar o incômodo sensorial causado nos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para tanto, Léo da Feira recomendou que as antigas sirenes cedessem lugar à música instrumental ou clássica.

“Estudos estimam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro do autismo apresentam a hipersensibilidade, ou seja, elas sentem demais os estímulos do ambiente, como o som. Assim, uma sensação considerada normal e tolerável para pessoas neurotípicas – sem nenhum transtorno de desenvolvimento – pode ser um estímulo verdadeiramente aversivo para uma pessoa autista, a ponto de gerar angústia e sofrimento incapacitantes”, esclareceu o autor em sua justificativa.

Compartilhe