Colocado pelo vereador Anderson Apolo, juntamente com anteprojeto, o texto pretende reduzir o tempo de recuperação e melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença; na mesma sessão, ele também propôs a instalação de ventiladores ou ar-condicionado no Centro de Referência da Juventude
O vereador Anderson Teixeira de Oliveira (Avante), o “Anderson Apolo”, colocou dois requerimentos em votação na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, dada em 23 de abril de 2024. O requerimento nº 186/24, acompanhado de anteprojeto de lei sobre o assunto, recomendou à Prefeitura a instituição do Programa de Reabilitação da COVID-19 no município.
De acordo com o requerente, o objetivo do programa é auxiliar na reabilitação das pessoas acometidas pela doença, principalmente as que saíram da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e precisam de orientação e cuidados especiais. “Poderão ser firmadas parcerias com entidades públicas e privadas, especialmente ligadas à área da saúde, que sejam referência e possam contribuir com a implementação e o desenvolvimento de medidas de reabilitação pós-COVID-19”, sustenta o anteprojeto.
O documento prevê ainda o atendimento especializado em diversas áreas, como fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, enfermagem, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social.
Por intermédio do requerimento nº 180/24, Anderson Apolo também indicou ao Poder Executivo a instalação de ventiladores ou ar-condicionado no CRJ (Centro de Referência da Juventude). Segundo o parlamentar, esta é uma reivindicação tanto de funcionários quanto de munícipes, que reclamam do calor extremo no local em determinadas horas do dia.