Vereador Véinho pediu levantamento detalhado à Secretaria Municipal de Educação; por intermédio do mesmo documento, ele questionou ainda o posicionamento do Executivo em relação à interdição da EMEB Primeiros Passos e a previsão de retorno das atividades no local
O vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”, apresentou o requerimento nº 120/23 durante a 7ª Sessão Ordinária, passada no dia 21 de março de 2023. Aprovado na ocasião pelo plenário, o texto pediu à Secretaria de Educação uma série de informações sobre vagas em creches na rede municipal de ensino.
O parlamentar questionou, por exemplo, a demanda total e o déficit de vagas em creches para crianças entre zero e três anos. Perguntou também se todos os inscritos foram contemplados com vagas, bem como as medidas adotadas pela Prefeitura para resolver o problema. “A creche é um direito da criança, mas a Prefeitura ainda não sabe dizer o número do déficit. É preciso que eles apresentem dados concretos que demonstrem esse déficit, sobretudo de forma discriminada – ou seja, por região, bairros e faixa etária. Sem isso, não podemos elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo”, reivindicou.
No mesmo documento, Véinho aproveitou a oportunidade para cobrar um posicionamento do Executivo em relação à interdição da EMEB Primeiros Passos. Indagou ainda se há data prevista para o retorno das atividades normais na instituição.