Projeto sobre inclusão do símbolo de autismo em placas é aprovado na Câmara

Legenda: Toninho Amizade (PSDB)
26 de maio de 2021

Propositura elaborada pelo vereador Toninho Amizade segue agora para sanção ou veto do prefeito Dr. Sato

Na 14ª Sessão Ordinária, realizada em 25 de maio de 2021, a Câmara Municipal de Jandira aprovou com 12 votos favoráveis o Projeto de Lei nº 36/21. Elaborada pelo vereador Antônio dos Santos Oliveira (PSDB), o “Toninho Amizade”, a propositura abordou a inclusão do símbolo do autismo nas placas de prioridade do munícipio.

O texto enfatiza que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento, caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento e que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, conforme a Lei 12.764/12. “Geralmente, a gente vê placas de identificação só para quem tem outro tipo de deficiência, mas o autismo também é uma deficiência. Quem tem autismo deve ser tratado com carinho e respeito”, reivindicou o autor do projeto durante a sessão.

Nesse contexto, a medida obriga os estabelecimentos públicos e comerciais a acrescentar a “fita quebra-cabeças” – símbolo mundial de conscientização sobre o TEA – às placas de atendimento prioritário, visando garantir, com maior clareza, prioridade no atendimento aos cidadãos diagnosticados com o transtorno. Após aprovação na Câmara, o texto foi encaminhado para a devida análise do prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”.

Compartilhe