Medida pretende premiar práticas educativas bem sucedidas, desenvolvidas por docentes da rede municipal de ensino
Na 38ª sessão ordinária, realizada em 26 de novembro de 2019, o Projeto de Lei 64/19 foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Câmara Municipal de Jandira. Encaminhado pela Prefeitura à Casa, o projeto abordou a instituição do Prêmio “Projeto Pedagógico Professor Excelência – Melhores Práticas de Ensino”. A iniciativa foi fruto de um requerimento remetido pelo vereador Luciano Antônio Barbieri (PTB) ao poder executivo durante o primeiro semestre de 2019.
“Eu apresentei ao prefeito em requerimento como anteprojeto no dia 30 de abril desse ano – foi o requerimento 151/19. Ali, nós colocamos como o professor poderia se inscrever, como seria a premiação. O prefeito Paulo Barufi, que também é professor, ficou muito feliz quando viu e disse que mandaria o projeto para frente, então encaminhou para a [Secretaria de] Educação. Tive a possibilidade de me encontrar duas ou três vezes com a secretária Ana Paula, remodelamos o projeto e, hoje, o prefeito o mandou de volta para que possamos aprová-lo”, argumentou Barbieri em plenário.
De acordo com a propositura, a premiação é destinada aos docentes em exercício na rede pública municipal, com a finalidade de disseminar práticas educativas bem sucedidas que contribuam para o constante aprimoramento da educação básica de Jandira. Além disso, pretende estimular e valorizar o trabalho dos docentes como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações. Durante o momento de discussão, Barbieri enfatizou: “esse é um legado que esta Casa de Leis vai deixar. Eu acredito que, lá na frente, nós vamos poder dizer que colaboramos com a Educação e com a valorização dos professores do nosso município”.
A matéria estabeleceu ainda que, dentre todos os inscritos, 20 trabalhos vencedores serão selecionados. Estão previstos prêmios de três mil reais, em pecúnia, do 11º ao 20º lugar e de quatro mil reais do quarto ao décimo, além de diploma de participação. Já o segundo e terceiro colocados devem receber, respectivamente, 11 mil e 9 mil reais em pecúnia e placa de honra ao mérito. Por sua vez, o primeiro colocado receberá 14 mil reais e será agraciado ainda com o título “Professor Excelência” do ano.