Colocada pelo vereador Franklin, a matéria tem a finalidade de criar um espaço de apoio aos motoboys nas proximidades do Centro Comercial Casa São Pedro e ao lado do Terminal Rodoviário do Fátima; estrutura deve contar com banheiro, mesas, cadeiras e tomadas com saída usb, a fim de garantir mais comodidade e segurança à categoria
Na 37ª Sessão Ordinária de 19 de novembro de 2024, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 77/24 ao plenário da Câmara Municipal de Jandira. A propositura dispõe sobre a implantação do chamado “Espaço Motoboy” nas proximidades do Centro Comercial Casa São Pedro, na Via de Acesso João de Góes, e ao lado do Terminal Rodoviário do Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Franklin Venancio explicou que o “Espaço Motoboy” consiste em um ponto estratégico exclusivo para a parada desses profissionais, durante o período de trabalho. De acordo com o texto, o espaço deverá oferecer banheiro, mesas, cadeiras e tomadas com saída usb.
A iniciativa busca proporcionar mais comodidade e segurança à categoria, reconhecendo sua contribuição para a economia e para a sociedade jandirense. “É uma classe que vem crescendo e emprega muitos trabalhadores, inclusive na cidade. Por isso, eu tenho a honra de apresentar esse projeto, pelo qual pedimos que esses trabalhadores tenham mais dignidade. Não é fácil trabalhar de moto! Não é como o carro, onde você está num espaço coberto e não vai pegar chuva, não vai pegar sol. Os motoboys enfrentam sol, chuva, qualquer condição climática, passando por essas adversidades sem ter um suporte”, alertou o parlamentar na tribuna.
Ele destacou ainda a crescente importância dos motoboys, especialmente após a pandemia de Covid-19, que alterou o padrão de consumo das pessoas e aumentou a demanda por entregas rápidas.
Com a passagem pela Casa de Leis, o projeto foi remetido para a devida apreciação do Poder Executivo.