Apresentada pelo vereador Silvio Cabeleireiro, a Moção de Aplauso nº 01/24 registrou uma homenagem ao senhor José Firmino Dutra Júnior, munícipe que completou 100 anos de idade no ano passado; já as moções nº 02 e 03/24, colocadas pelo vereador Pastor Gilson, registraram, respectivamente, repúdio ao samba-enredo da Vai-Vai e apoio às forças policiais, em virtude da forma como a ala “Sobrevivendo no Inferno” retratou a categoria no Sambódromo
A Câmara Municipal de Jandira aprovou três moções durante a 3ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 20 de fevereiro de 2024. Assinada pelo vereador Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, a Moção de Aplauso nº 01/24 registrou uma homenagem ao senhor José Firmino Dutra Júnior, munícipe que completou 100 anos de idade no dia 11 de setembro do ano passado. “Hoje com 100 anos de idade, talvez ele seja nosso único centenário da cidade de Jandira. Por isso, reconhecemos a grandiosidade desses anos vividos em nosso município”, celebrou Silvio Cabeleireiro.
Na ocasião, o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson”, também protocolou duas moções na Casa de Leis. A primeira delas foi a Moção de Repúdio nº 02/24, em relação à apresentação da escola de samba Vai-Vai no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, durante a noite de 10 de fevereiro. O repúdio foi direcionado ao samba-enredo da escola, mais especificamente à ala denominada “Sobrevivendo no Inferno” – inspirada no álbum do grupo Racionais MC’s – que, segundo o parlamentar, ridicularizou a imagem das forças policiais com a escolha dos adereços.
“O uso de chifres, associado à figura de um demônio, é uma clara tentativa de demonizar e desrespeitar a Polícia, instituição que merece nosso respeito e reconhecimento pelo trabalho árduo na proteção da sociedade”, defendeu.
Para Pastor Gilson, o samba-enredo mencionado constituiu uma ofensa direta às forças de segurança pública, depreciando e desonrando de maneira grave os profissionais dedicados à proteção da sociedade e à luta contra o crime. Sobre o mesmo assunto, o vereador apresentou ainda a Moção nº 03/24, em apoio às forças policiais.
“É inadmissível que profissionais dedicados, que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população e combater o crime, sejam tratados de maneira tão desrespeitosa e covarde. Neste sentido, manifesto meu total apoio, reconhecendo a grande importância de seu trabalho para a segurança e o bem-estar de nossa comunidade”, concluiu o vereador.
Integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal marcaram presença em plenário, a fim de acompanhar a discussão das duas últimas moções. Logo após a demonstração de apoio unânime dos parlamentares, discursaram na tribuna da Câmara o Capitão da PM Márcio Inocêncio, o agente policial da PC Alexandre Saicaly e o guarda municipal Janildo Medeiros, representando suas respectivas corporações.