Para Pastor Gilson, autor do requerimento à Prefeitura, o local será fundamental para a promoção da cultura local, incentivando a troca de conhecimento e experiências entre os diversos segmentos da sociedade; na mesma sessão, o vereador reforçou ainda o pedido de providências para a construção de um meliponário no Parque Pedra Bonita
Na 35ª Sessão Ordinária de 05 de novembro de 2024, o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, submeteu dois requerimentos ao plenário da Câmara Municipal de Jandira. No primeiro deles, de número 502/24, o parlamentar recomendou à Prefeitura a criação de um Complexo Cultural no município.
Segundo o texto, a estrutura deve contar com arquivo histórico ou museu, biblioteca, estúdio de podcast, sala multimídia, espaço de leitura e salas para palestras.
Pastor Gilson explicou que sua solicitação visa criar um ponto de encontro e difusão cultural em Jandira, proporcionando à população o acesso a atividades e eventos de qualidade, inteiramente gratuitos. “Isso vai ser um ganho para a cidade”, pontuou o vereador na tribuna.
Ele defendeu ainda que o local será fundamental para a promoção da cultura local, incentivando a troca de conhecimentos e experiências entre os diversos segmentos da sociedade.
Em seu turno, o requerimento nº 503/24 indicou a realização de estudos e providências necessárias para a construção de um meliponário – espaço com colmeias de abelhas sem ferrão – no Portal Ecológico Parque Pedra Bonita. Neste caso, o proponente afirmou que a ação deve promover a educação ambiental e a conservação de espécies de abelhas, além de resgatar a identidade cultural do município.
“A cidade de Jandira é carinhosamente conhecida como “Cidade Favo de Mel”. Essa designação tem origem no Tupi-Guarani e está relacionada à presença abundante de abelhas melíferas na região”, destacou em sua justificativa.