Sugerida por Markinhos, implantação de cestos coletores pretende prevenir entupimentos e facilitar a manutenção de bueiros; na mesma sessão, o vereador também recomendou à Prefeitura a equiparação salarial dos cargos de nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo na rede municipal
O vereador Marcos Danilo de Sousa (PTB), o “Markinhos”, apresentou à Câmara Municipal de Jandira o requerimento 90/23 na 6ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 14 de março de 2023. O documento mencionado reiterou um pedido antigo do parlamentar à Prefeitura sobre a implantação de bueiros inteligentes no município.
Markinhos frisou que os resíduos sólidos acumulados nos bueiros comuns acarretam inúmeras ocorrências de alagamentos e enchentes durante o período de chuvas. Por isso, segundo ele, a adoção de tal tecnologia em Jandira seria fundamental.
De maneira sucinta, ele explicou o funcionamento e a importância do sistema: “É um requerimento que eu venho colocando há muito tempo. […] Não estou nem falando para colocar o bueiro inteligente na cidade inteira, mas faz pelo menos um e vê se dá certo. Se der certo, continua! […] Não estou dizendo que vai resolver o problema de enchente do Centro de Jandira, o que eu estou dizendo é que a sujeira não vai mais para o rio. É igual colocar o ralinho de pia na sua casa quando você está lavando louça, para aquele caroço de feijão ou grão de arroz não entupir o encanamento. Essa é a função do bueiro inteligente”.
Outro requerimento submetido por Markinhos na ocasião foi o de número 91/23. O referido documento aconselha a equiparação salarial dos cargos de nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. De acordo com o requerente, a solicitação busca a isonomia entre os profissionais de nível superior na área da Saúde. “A equiparação salarial trará mais justiça, equidade e paridade”, concluiu.