Ao elaborar seu requerimento à Prefeitura, o vereador Franklin Venancio levou em consideração que o lazer é essencial para o desenvolvimento físico, emocional e social de todas as crianças; no mesmo dia, ele cobrou ainda a criação do Parque Sensorial para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no município
Na 33ª Sessão Ordinária de 22 de outubro de 2024, os requerimentos nº 475 e 476/24 passaram pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira. Ambos foram assinados pelo vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) e, após aprovação na Casa, foram encaminhados para análise do Poder Executivo.
No primeiro texto, o parlamentar reivindicou à Prefeitura a instalação de brinquedos inclusivos nos playgrounds do Parque Pedra Bonita e do Parque Cidade da Criança – antigo Tablado de Jandira.
Como justificativa, Franklin Venancio ressaltou que o direito ao lazer é essencial para o pleno desenvolvimento de todas as crianças. Defendeu ainda que a ação deve garantir a convivência harmoniosa, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças na cidade.
“Temos dois parques maravilhosos, pouco valorizados pela população. […] Mas também precisamos fazer algumas melhorias e adaptações, principalmente nos playgrounds desses parques, porque temos que enxergar de verdade as pessoas com mobilidade reduzida e as crianças com deficiência, para que elas não tenham os direitos cerceados e possam conviver com as outras crianças”, enfatizou o vereador durante a sessão.
Por sua vez, o segundo requerimento sugeriu a criação do Parque Sensorial para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Jandira. Segundo o proponente, a iniciativa busca auxiliar no desenvolvimento das habilidades sociais e oferecer um espaço seguro para as interações sociais destes indivíduos.