O que é vereador?

Legenda: Projeto "Glossário Parlamentar".
8 de maio de 2024

Você sabe qual é o papel do vereador?

O vereador propõe, discute, debate e vota os temas que envolvem os interesses da cidade, além de elaborar leis que beneficiem a população.

É dever do vereador fiscalizar as ações do Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis, da boa aplicação e gestão do dinheiro público e da qualidade e conclusão das obras realizadas.

O vereador deve propor projetos que estejam em sintonia com os interesses e o bem-estar do povo. Propor requerimentos que tragam melhora aos serviços oferecidos pela municipalidade também está entre as suas missões.

A quantidade de vereadores é sempre proporcional ao número de habitantes de cada município, sendo estabelecida pela Lei Orgânica local, conforme os limites estipulados pela Constituição Federal.

Atualmente, a Câmara Municipal de Jandira conta com 13 vereadores. São eles:

Anderson Teixeira de Oliveira (Avante), Cícero Amadeu Romero Duca (PRD), Cláudio Roberto de Carvalho (Republicanos), Fábio Camilo dos Santos (PT), Franklin Venancio da Silva Netto (PL), Gilson Rodrigues de Souza (PP), Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), Leandro José Moreau (PSD), Marcio Odair Nascimento de Oliveira (PSD), Marcos Danilo de Sousa (PL), Marcos da Silva Ferreira (PSD), Ronaldo Barion (Mobiliza) e Silvair Soares de Brito (PP).

Acompanhe os trabalhos dos vereadores de Jandira e exerça a sua cidadania!