Escola do Legislativo oferece novo curso aos servidores e à população de Jandira

Legenda: Banner cursos livres.
5 de abril de 2024

Além dos funcionários da Casa de Leis, qualquer cidadão jandirense pode se matricular na plataforma de estudos online, que já conta com seis cursos; o módulo “Libras para atendimento ao público” foi liberado no início de abril

A Câmara Municipal de Jandira, sob a Presidência do vereador Silvair Soares de Brito (PSDB), informa a abertura das inscrições para o curso online “Libras para atendimento ao público”, ministrado pelo professor Emanuel Dutra Lopes e disponibilizado na plataforma educacional da Escola do Legislativo “Vereador Luiz Carlos Soldé”.

Qualquer servidor ou munícipe interessado em aprimorar seus conhecimentos pode se matricular. Para tanto, basta ir presencialmente ao Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Jandira, localizado na Rua Rubens Lopes da Silva, nº 100, no Centro de Jandira. Ou enviar uma mensagem com os dados pessoais (nome completo, e-mail, CPF e CEP) para o endereço eletrônico a seguir: escoladolegislativo@camarajandira.sp.gov.br

Cursos disponíveis:

  • Libras para atendimento ao público (NOVO!)
  • O que faz um vereador
  • Gestão de Pessoas
  • Comunicação Eficiente e Inteligência Emocional
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho

Saiba mais sobre a Escola do Legislativo “Vereador Luiz Carlos Soldé”

Criada pela Resolução n° 01/23, em 14 de fevereiro de 2023, a Escola do Legislativo jandirense tem a finalidade de oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas, promovendo a realização de cursos de ambientação aos novos vereadores, diretores e assessores parlamentares no início de cada Legislatura, assim como desenvolver ações de educação para a cidadania, visando à aproximação da sociedade ao parlamento municipal.

Dentre seus objetivos específicos, a instituição busca ainda desenvolver programas e atividades de formação e qualificação de lideranças comunitárias e políticas; planejar e organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade que contribuam para a educação política e o aprimoramento da prática legislativa. Além disso, pretende desenvolver nos próximos anos as ações do Memorial da Câmara e incentivar a realização, a elaboração e o desenvolvimento de projetos na área da história e memória política do município, bem como manter a biblioteca com um banco de informações e referências bibliográficas que tratem de assuntos relacionados à política e à legislação brasileira.

Diretamente subordinada à Mesa Diretora, a Escola do Legislativo tem autonomia organizativa, pedagógica e didática no planejamento, na execução e na avaliação de seus programas e atividades. Atualmente, a plataforma de cursos online está hospedada no Moodle (sistema de apoio à aprendizagem utilizado por diversas instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo) e conta com vídeo-aulas, apostilas digitais, banco de exercícios, espaço para esclarecimento de dúvidas, entre outros recursos interativos.

Em 18 de abril de 2023, o Projeto de Resolução nº 05/23 da Mesa Diretora definiu a denominação da escola, que passou a se chamar Escola do Legislativo “Vereador Luiz Carlos Soldé”, em memória ao finado parlamentar. Nascido em Jandira no dia 15 de março de 1951, Luiz Carlos Soldé era filho do ex-prefeito e emancipador de Jandira, Clécio Soldé, e de Eunice Marques Soldé.

Acompanhando os passos do pai, Soldé iniciou sua vida pública em 1988, quando se candidatou a prefeito, sendo o terceiro mais votado naquele pleito. Em 1992, Soldé se elegeu pela primeira vez para a Câmara Municipal de Jandira e ocupou o cargo de presidente no biênio de 1995-1996. Foi reeleito vereador em 1996, 2000, 2004 e 2008. Com uma história de trabalho em favor do município e da região, Luiz Carlos Soldé faleceu em 23 de dezembro de 2012.

Para mais informações, acesse: https://camarajandira.sp.gov.br/escola-do-legislativo/

Compartilhe