Para o vereador Silvio Cabeleireiro, a iniciativa deve garantir acolhimento e orientação psicológica às gestantes e aos seus familiares, prevenindo o desenvolvimento da depressão e de outros transtornos emocionais durante a gestação e o puerpério
Pouco conhecido, o pré-natal psicológico auxilia na prevenção de transtornos emocionais ao longo da gestação e no pós-parto. O serviço oferece acolhimento e orientação psicológica para a gestante e sua família, com o objetivo de abrir um espaço de conversa sobre questões que permeiam a gestação e a parentalidade. Pensando nisso, o vereador e atual presidente da Casa de Leis, Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, colocou em pauta o Projeto de Lei nº 102/23 na 37ª Sessão Ordinária, de 14 de novembro de 2023, que pretende garantir que as gestantes tenham direito ao acompanhamento psicológico na rede municipal de Saúde jandirense.
De acordo com o texto, o objetivo do programa pré-natal psicológico é prevenir o desenvolvimento de depressão e de outros transtornos emocionais que podem surgir em decorrência da gravidez. Além do suporte profissional, o projeto também prevê o “estímulo à produção de estudos e pesquisas a respeito de problemas psicológicos desenvolvidos durante e logo após a gestação para orientar a administração para a adoção de políticas públicas voltadas à solução dos problemas”.
O autor do projeto destacou as dificuldades enfrentadas por gestantes em encontrar nos serviços públicos um atendimento que se adeque às suas necessidades. “Durante a gravidez as mulheres passam por grandes transformações físicas e psicológicas, além da insegurança de como conseguirão dar conta de cuidar de uma criança e a dificuldade de criar vínculo com o recém-nascido, entre outros desafios”, pontuou o chefe do Legislativo.
Após aprovação na Casa de Leis por nove votos a favor, a proposição seguiu para a devida apreciação do Poder Executivo Municipal.