Segundo Pastor Gilson, autor da matéria, a proposta tem a finalidade de valorizar e conscientizar a sociedade sobre o papel e os desafios enfrentados por mães e pais de pessoas com deficiência
Na 16ª Sessão Ordinária de 21 de maio de 2024, a Câmara Municipal de Jandira aprovou por 11 votos a favor o Projeto de Lei nº 15/24, que institui a “Semana Municipal de Valorização das Mães e Pais Atípicos” no calendário oficial da cidade. Redigido pelo vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, o objetivo do texto é promover a conscientização da sociedade sobre os desafios enfrentados diariamente por mães e pais atípicos, que são aqueles que cuidam dos filhos com deficiência.
A proposta estabelece que a semana seja realizada, anualmente, na terceira semana de maio. Se sancionado, o projeto deve contribuir para a promoção e a valorização dos pais e mães atípicos, a criação de políticas públicas de inclusão social e de amparo às famílias das pessoas com deficiência e a conscientização sobre os desafios enfrentados por elas.
“A iniciativa busca dar visibilidade a esses cuidadores, destacando sua dedicação, amor e sacrifícios em prol do bem-estar de seus filhos”, ponderou Pastor Gilson em sua justificativa. Segundo ele, a criação da data também deve contribuir para a construção de uma sociedade mais empática e solidária, que reconhece a diversidade como uma fonte de riqueza e não de discriminação.
Depois da tramitação no Legislativo Municipal, a propositura seguiu para sanção ou veto do prefeito Henri Hajime Sato, o “Dr. Sato”.