Chefe do Legislativo jandirense quer disponibilização de intérprete de LIBRAS na área da Saúde

Legenda: Franklin Venancio (Podemos)
26 de outubro de 2022

Por intermédio de requerimento, vereador Franklin Venancio recomenda que a Prefeitura ofereça o serviço 24h, durante os sete dias da semana; além de respeitar a Lei nº 10.436/2002, a iniciativa busca garantir atendimento mais digno e acessível à população com deficiência

Na 35ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 25 de outubro de 2022, a Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento nº 560/22. Assinado pelo presidente da Casa, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (Podemos), o documento reivindicou ao Poder Executivo a disponibilização de profissionais intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para a área da Saúde, mantendo o serviço 24h durante os sete dias da semana.

De acordo com o autor, além de obedecer a Lei nº 10.436/2002, sua solicitação busca garantir acessibilidade e atendimento digno à população com deficiência. “Uma pessoa surda ou muda não consegue passar no médico. Pare e pense: como ele vai se comunicar com o médico? Seja no posto de saúde, seja na emergência da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o paciente chega lá, mas como você vai saber o que ele tem? Tem que ter um intérprete de LIBRAS disponível 24 horas na cidade, para que essa pessoa seja bem atendida”, pontuou na tribuna.

Na mesma data, o presidente também submeteu o requerimento nº 559/22, pelo qual pediu à Prefeitura a realização da chamada “operação tapa-buraco” por toda a cidade. Ele cobrou ainda o envio do cronograma de obras de recapeamento asfáltico das 150 ruas contempladas com recurso do Governo Estadual, conforme anúncio do atual governador Rodrigo Garcia.

Compartilhe