Câmara Municipal de Jandira sedia Sessão Solene em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”

Legenda: Plenário da CMJ.
10 de março de 2025

A solenidade deste ano enfatizou a luta histórica das mulheres por direitos, igualdade e respeito, abrindo espaço para mais vozes femininas da cidade; na ocasião, discursaram em plenário a vereadora Camila Amorim e as secretárias municipais Tzvetana Inês Loureiro Tzankova e Rosania Morales Morroni; a palestrante Aline Marinho e a primeira-dama Dra. Denilda da Fonseca também fizeram uso da tribuna de honra

No dia 10 de março de 2025, a Câmara Municipal de Jandira promoveu a tradicional Sessão Solene em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”. A cerimônia deste ano destacou a histórica luta feminina por direitos, igualdade e respeito.

Na abertura do evento, o presidente Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro”, falou sobre o papel fundamental das mulheres na construção da sociedade jandirense, garantindo espaço na tribuna de honra a figuras femininas de destaque na região.

Mesa Diretora.
Convidadas de honra.

A primeira convidada a discursar foi a vereadora Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”. Além de parabenizar as mulheres presentes em plenário, a parlamentar ressaltou a necessidade de trabalhar em prol da participação feminina em todas as esferas sociais, inclusive na política. “Eu espero que na próxima Legislatura haja mais vereadoras, para que nós possamos formar uma bancada. Além disso, mulheres, eu quero contar para vocês que, neste mês de março, nossa equipe programou todos os requerimentos pautados em políticas públicas para mulheres”, afirmou.

Vereadora Camila Amorim (PRD).

O vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, também expressou o apoio do Legislativo Municipal às cidadãs jandirenses. Em seu discurso, ele elencou ainda os projetos e trabalhos desenvolvidos pela Casa em prol das pautas femininas na atual Legislatura.

Por sua vez, a senhora Tzvetana Inês Loureiro Tzankova, secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial, lembrou que a data é, sobretudo, um dia de luta e reivindicou mais igualdade, respeito e representatividade em Jandira. Ela também lamentou o aumento da violência contra a mulher no País, registrado nos últimos anos.

“De 2015 a 2025, nós tivemos quase 12 mil feminicídios no Brasil. Em média, mil mulheres são assassinadas cruelmente por ano só pela questão do gênero, só por serem mulheres. O índice de violência ainda é muito grande, seja violência sexual, física, psicológica, moral, econômica e também emocional. Por isso, no 08 de março, estendido por todos os dias de março, nós temos a missão de combater a violência e de empoderar as mulheres, como forma de fazê-las relembrarem suas potencialidades”, pontuou a chefe da pasta.

Senhora Tzvetana Inês Loureiro Tzankova, secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial.

Em seguida, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) aproveitou a oportunidade para homenagear a senhora Palmira Alves Ernesto, moradora e comerciante de Jandira, carinhosamente conhecida como “Palmirinha”.

Senhora Palmira Alves Ernesto e vereador Franklin Venancio (PL).

A senhora Rosania Morales Morroni, secretária municipal de Educação, também fez uso da palavra. A secretária discorreu sobre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão e enfatizou ainda a necessidade de lutar contra a violência de gênero: “Todos nós temos a obrigação de combater a exploração sexual, principalmente das nossas meninas”. Já a palestrante e pedagoga Aline Tertuliana Marinho deu um depoimento emocionante sobre seu exemplo de vida e sua atuação na área da Educação.

Senhora Rosania Morales Morroni, secretária municipal de Educação.
Palestrante e pedagoga Aline Tertuliana Marinho.

Por fim, a solenidade se encerrou com a fala da atual primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, a médica ginecologista Dra. Maria Denilda da Fonseca. Ela parabenizou as jandirenses e abordou a questão da igualdade. “Quando eu entrei na faculdade, em 1987, nós éramos dez por cento das pessoas que cursavam Medicina. Hoje, mais da metade dos alunos são mulheres. Isso mostra que nós estamos avançando, mas ainda é pouco”, concluiu a primeira-dama em plenário.

Senhora Joice Mara Battisti de Brito, esposa do presidente da Câmara, presta homenagem à primeira-dama Denilda da Fonseca.
Compartilhe