Assinada pelo vereador Franklin Venancio, matéria buscava incentivar a modalidade, com a captura recreativa e soltura dos animais, a fim de fomentar o turismo no município; enquanto apenas três parlamentares votaram favoravelmente, os demais se colocaram contra a iniciativa
Na 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, ocorrida no dia 1º de agosto de 2023, a maioria do plenário reprovou o Projeto de Lei nº 50/23. Elaborada pelo vereador Franklin Venancio da Silva Netto (Podemos), a proposição buscava autorizar a destinação do lago localizado no Portal Ecológico “Parque Pedra Bonita” para a prática da pesca esportiva recreativa ou competitiva.
De acordo com o texto, o objetivo da modalidade é fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer da pescaria em si. Por isso, os peixes devem ser devolvidos vivos à natureza. “A pesca esportiva tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo e não é difícil entender o porquê. Além de ser um esporte divertido e desafiador, no qual o pescador captura e libera os animais, também tem um impacto positivo no turismo das regiões onde é praticado”, explicou o proponente.
O projeto, contudo, foi barrado pela maioria dos parlamentares, obtendo somente três votos a favor. No momento da justificativa de voto, o vereador Franklin Venancio lamentou, mais uma vez, a falta de apoio da Casa às matérias de sua autoria na atual Legislatura.