Câmara de Jandira aprova dois projetos de lei durante a 15ª Sessão Ordinária

Legenda: Plenário da Câmara Municipal de Jandira
17 de maio de 2023

Projeto de Lei nº 39/23 propôs a instituição da árvore “Figueirão” como símbolo da cidade; matéria foi apresentada pelo vereador Silvio Cabeleireiro a pedido do senhor Nicanor Filadelfo Pereira, emancipador e primeiro presidente do Legislativo jandirense; em seu turno, o Projeto de Lei nº 46/23, colocado pelo vereador Pastor Gilson, pretende instituir o “Dia do Assistente Social” no calendário municipal, a ser celebrado anualmente em 15 de maio

De maneira unânime, os parlamentares da Câmara Municipal de Jandira aprovaram duas proposituras durante a 15ª Sessão Ordinária, realizada no dia 16 de maio de 2023. Assinado pelo vereador e atual presidente da Casa de Leis Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, o Projeto de Lei nº 39/23 busca a instituição da árvore centenária denominada “Fiqueirão” como símbolo do município em caráter vitalício. O dia 21 de setembro de cada ano, inclusive, foi designado para comemorações e eventos relativos ao tema.

Por intermédio de sua mensagem de lei, o autor enfatizou que a preservação do patrimônio histórico e cultural compete a todos os cidadãos, ao Poder Público e, principalmente, à municipalidade. “Uma cidade sem história é uma cidade sem vida”, defendeu.

O texto foi sugerido pelo senhor Nicanor Filadelfo Pereira que, além de ex-vereador e primeiro presidente do Legislativo jandirense, foi um dos emancipadores da cidade. Ele acompanhou atentamente a votação em plenário e fez uso da tribuna para relembrar um pouco de sua trajetória e comentar a importância do “Figueirão” para Jandira.

Por sua vez, o Projeto de Lei nº 46/23, de autoria do vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson”, propõe a instituição do “Dia do Assistente Social” no calendário oficial do município, a ser comemorado anualmente no dia 15 de maio, quando já se celebra o “Dia Nacional do Assistente Social”. Segundo o autor, o objetivo da proposição é valorizar a atuação de tais profissionais na defesa dos direitos humanos e na promoção da justiça social. Após tramitação na Câmara, ambas as proposições foram encaminhadas para sanção ou veto do Poder Executivo.

Senhor Nicanor Filadelfo Pereira, ex-vereador, primeiro presidente da Câmara de Jandira e um dos emancipadores da cidade.
Compartilhe