O papel do Media Training no desenvolvimento das habilidades de comunicação dos agentes públicos

No mundo contemporâneo, a comunicação é imediata e vastamente difundida. Por isso, a habilidade de transmitir mensagens de modo objetivo se tornou fundamental para garantir mais transparência, construir a confiança entre a sociedade e os agentes públicos, assim como facilitar o gerenciamento de crises.

Nesse contexto, o Media Training – também conhecido como treinamento de mídia – disponibiliza ferramentas preponderantes para o desenvolvimento da comunicação e o aumento da flexibilidade diante da opinião pública.

O Media Training também é um recurso contra crises existentes ou em potencial, pois as pessoas que detêm tais conhecimentos estão mais aptas a repassar informações exatas e tranquilizantes, evitando a propagação da desinformação. O treinamento ensina o indivíduo a agir sempre da maneira mais proativa e transparente possível durante situações desafiadoras, com o intuito de minimizar possíveis crises e, por conseguinte, desgastes de imagem.

Atualmente, portanto, um representante ou servidor público deve estar preparado para interagir com a mídia em geral. Afinal, ao expor suas mensagens de forma clara e eficiente, ele reforça a credibilidade e o bom relacionamento não só com os veículos de comunicação, mas com a sociedade como um todo.

Abaixo, leia o Manual de Media Training do PPDDH (Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos), publicado em 2016 pelo Ministério da Justiça e Cidadania, e saiba mais detalhes sobre o assunto:

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoas-ameacadas-de-morte/acoes-e-programas/programa-de-protecao-aos-defensores-de-direitos-humanos-comunicadores-e-ambientalistas-ppddh/CARTILHAMEDIATRAININGR4FINAL1.pdf

Crédito da imagem: divulgação / banco de imagens do Canva.