Como justificativa, Marcio Oliveira frisou a importância de garantir lazer e ambientes mais inclusivos para as crianças com deficiência ou mobilidade reduzida

 

“A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”, prevê o artigo 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Respeitando tal premissa, a Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento 235/21 na 13ª Sessão Ordinária, realizada em 18 de maio de 2021. Escrito pelo vereador Marcio Odair Nascimento de Oliveira (Cidadania), o “Marcio Oliveira”, o documento pediu que a Prefeitura instalasse brinquedos adaptados às crianças com deficiência ou mobilidade reduzida nos parques e praças da cidade.

O parlamentar justificou seu pedido lembrando a importância de criar ambientes mais inclusivos, que garantam a inclusão social e o direito ao lazer assegurado às crianças com deficiência, previstos pelo ECA.  “Eu presenciei várias vezes, principalmente aqui no centro de Jandira, o brilho nos olhos de crianças em cadeiras de roda, por exemplo, vendo outras brincarem no balanço, no gira-gira. Essa criança também tem direitos e também quer brincar”, argumentou durante a sessão.

Na mesma ocasião, o vereador encaminhou ainda outro documento, de número 236/21, solicitando a limpeza e a roçagem nas margens do Rio Barueri-Mirim, bem como o desassoreamento preventivo. Segundo ele, o texto busca tornar a cidade mais bonita e bem cuidada. Depois de aprovados, ambos foram remetidos para a análise do Executivo.