Cidades que compõem o CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo) tomaram decisões semelhantes na tentativa de frear a pandemia da COVID-19

 

A Câmara Municipal de Jandira, sob a presidência do vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PTB), publicou nesta quinta-feira, dia 25 de março, o Ato da Presidência nº 26/21, que antecipa feriados com o intuito de reduzir a circulação de pessoas e barrar o avanço da COVID-19 na região.

A exemplo do decreto da Prefeitura, o texto do Legislativo estabelece que não haverá atividade laboral na Casa de Leis entre os dias 26 de março e 04 de abril de 2021. Além da concessão de ponto facultativo nos dias 26 de março e 1º de abril, foram antecipados os feriados municipais de Corpus Christi, consciência negra e do aniversário de emancipação político-administrativa do município de Jandira.

Os feriados antecipados e os pontos facultativos se somarão ainda aos feriados da “sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo” e da Páscoa – que caem, respectivamente, nos dias 02 e 04 de abril. Portanto, a Câmara deve retornar ao seu expediente normal somente na segunda-feira, dia 05 de abril.

Em plenário, o presidente Franklin Venancio frisou que esses dez dias não devem ser encarados como período de lazer. “A gente pede que a população se conscientize. Quem puder, fique em casa! Só saiam aqueles que realmente necessitam trabalhar. Mantenham o distanciamento, façam uso de máscara e de álcool em gel”, aconselhou o presidente.

 

Observe o quadro detalhado sobre a antecipação de feriados:

26/03 (sexta-feira) Ponto facultativo
29/03 (segunda-feira) Feriado antecipado (Corpus Christi, em 03/06)
30/03 (terça-feira) Feriado antecipado (Consciência Negra, em 20/11)
31/03 (quarta-feira) Feriado antecipado (Aniversário da Emancipação de Jandira, em 08/12)
01/04 (quinta-feira) Ponto facultativo (quinta-feira Santa)
02/04 (sexta-feira) Feriado (sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo)
04/04 (domingo) Feriado (Páscoa)