Legenda da Imagem: Vereador submeteu projeto em prol das mulheres

Matéria, que segue para apreciação do poder executivo, pretende difundir informações sobre saúde e direitos das mulheres

A Câmara Municipal de Jandira aprovou na 22ª sessão ordinária, em 06 de agosto de 2019, o Projeto de Lei 36/19, elaborado pelo vereador Silvair Soares de Brito (PEN), o “Silvio Cabeleireiro”. A propositura visa instituir em Jandira o programa “Mulher: sua saúde, seus direitos”.

O referido programa objetiva difundir informações relativas à saúde da mulher nas diferentes etapas da vida, além de conscientizá-la sobre seus direitos como cidadã e como trabalhadora. Durante a sessão, Silvio enfatizou: “Na grade do projeto, uma das coisas que eu queria pautar aqui é o que vai ser discutido. Haverá palestras de conscientização, todas beneficiando e instruindo a mulher na área da saúde e na área dos seus direitos. Então [o programa] vai abordar saúde da mulher, gravidez, parto e pós-parto, planejamento familiar, prevenção da AIDS, adolescência feminina, menopausa e terceira idade, direitos no trabalho, direito à educação e a mulher como cidadã”.

A fim de difundir tais informações, o parlamentar estimou a utilização de alguns meios essenciais. Dentre eles, o texto menciona seminários, cursos e palestras, vídeos, slides e cartilhas, além de rádio e rede de televisão. Prevê ainda a criação do “cartão da mulher”, por intermédio da rede municipal de saúde, no qual constarão a identificação e informações básicas da portadora e espaço para controle de consultas, exames e tratamentos em diversas áreas.