De autoria do vereador Marcio Oliveira, a proposição tem o intuito de conscientizar a população jandirense sobre a guarda responsável de animais e chamar atenção para o problema do abandono de cães e gatos na cidade

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Jandira aprovou o Projeto de Lei nº 120/21 na 2ª Sessão Ordinária, realizada no dia 08 de fevereiro de 2022. Elaborada pelo vereador Marcio Odair Nascimento de Oliveira (Cidadania), o “Marcio Oliveira”, a matéria tem a finalidade de instituir a Campanha “Dezembro Verde”, visando à conscientização e prevenção ao abandono de animais no município.

Durante o período da campanha, que deve ser realizada anualmente no mês de dezembro, a população será conscientizada de que o abandono de animais é crime, além de ato de maus tratos. “Nós precisamos educar a população, principalmente nossas crianças. Antes de trazer um animal para a sua família, é preciso ver se você vai ter condições de manter esse animal num ambiente adequado quando ele crescer”, alertou o vereador durante a sessão.

Ao longo do mês, a Prefeitura Municipal deverá desenvolver uma série de ações de sensibilização como palestras, eventos, atividades educativas, dentre outros, a fim de orientar os cidadãos a respeito do combate ao abandono de animais. A cor e a iluminação verdes, simbolizando a campanha, poderão ser utilizadas em prédios públicos como forma de chamar atenção para a causa.