Legenda da Imagem: Preocupação ambiental pautou requerimento do vereador Franklin Venancio

Requerimento foi colocado durante a 38ª sessão ordinária e seguiu para as mãos do prefeito Paulo Barufi

 

A Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento 439/19, elaborado pelo vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PSC), durante a 38ª sessão ordinária em 26 de novembro de 2019. O documento solicitou à Prefeitura a viabilização de parceria entre a Sabesp e o comércio local, visando à criação de Ecopontos para coletar óleo de cozinha usado.

O parlamentar explicou que o objetivo da iniciativa é sensibilizar tanto o comércio quanto a população a realizar o descarte adequado do óleo de fritura. Além da instalação de Ecopontos em supermercados e outros lugares com grande fluxo de pessoas, o texto prevê a implementação de campanhas de conscientização e educação ambiental. “Muita gente não sabe, mas despejar o óleo de cozinha na pia vai entupir o esgoto. Não faça isso! Coloque o óleo num recipiente, num galãozinho, e entregue ao coletor de lixo ou [à equipe do] Ecoponto”, alertou Franklin durante as explicações pessoais.

No que diz respeito à possível parceria com a Sabesp, Franklin ressaltou que a medida também beneficiaria a companhia, uma vez a destinação correta do óleo de fritura facilita o processo de tratamento das águas, evitando prejuízos ambientais e econômicos. Ele lembrou ainda que o material coletado, depois de devidamente tratado, pode ser inclusive transformado em biodiesel.