Legenda da Imagem: No dia 08 de março, mulheres foram homenageadas pela Câmara Municipal de Jandira

Legislativo municipal garantiu espaço na tribuna a representantes das mulheres, que aproveitaram para clamar por mais respeito, igualdade e engajamento

 

A Câmara Municipal de Jandira realizou, em 08 de março de 2020, uma Sessão Solene em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O presidente Rogério Batista da Silva (MDB), o “Gério Cabeleireiro”, enfatizou o papel fundamental das mulheres na construção da sociedade brasileira, garantindo voz na tribuna a algumas representantes jandirenses.

A primeira a falar em plenário foi a GCMF sub-inspetora Jailma de Souza, integrante do Projeto Guardiã Maria da Penha na cidade. Ela aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para a questão da violência contra a mulher, ainda tão comum no Brasil. “Muitas vezes o machismo não é algo que acontece por acaso, é algo que já está na sociedade. Vem da criação, pois nós fazemos parte de uma cultura com um patriarcado muito forte, com um pensamento machista muito forte. Mas cabe a nós – principalmente nós mulheres – mudarmos esse pensamento. Então, toda a vez que a mulher perceber que está num relacionamento abusivo, que os direitos dela estão sendo feridos, deixados de lado, que ela está sendo prejudicada… O que ela deve fazer? Ela precisa denunciar essa violência doméstica sofrida”, sintetizou a sub-inspetora.

Por sua vez, a ex-vereadora Maura Soares (PT) lembrou que o dia 08 de março é, acima de tudo, um dia de “luto e luta”, cobrando mais igualdade e representatividade no País. “Vamos nos preparar, nos empoderar e cortar essas correntes. Vamos propor mais candidaturas, para fazermos parte dos parlamentos. A presença da mulher no meio político faz a diferença, porque nós trabalhamos melhor a formulação de políticas públicas voltadas para a sociedade”, defendeu Maura.

Márcia Barufi, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, também fez uso da palavra. Além de parabenizar as mulheres pela data, ela reforçou o apelo por maior participação feminina na política da região. “Nós somos a maioria e também votamos, então vamos trazer mais mulheres para a política. […] A gente luta há décadas, há séculos, mas a luta continua”, ponderou a primeira-dama. Discursaram ainda o ex-prefeito Alan Kardec e o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PSC). Ambos saudaram a figura feminina, enaltecendo alguns de seus atributos considerados essenciais para a consolidação de uma coletividade mais justa.