Legenda da Imagem: Presidente Gério discursou brevemente durante a abertura da Sessão Solene

Cidadãos que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da cidade foram prestigiados na ocasião

 

No último domingo, dia 08 de dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Jandira foi palco de uma Sessão Solene que reuniu autoridades municipais, figuras públicas e a população em geral. O evento foi realizado em comemoração ao 56º aniversário da emancipação politico-administrativa do munícipio.

O primeiro a falar foi o presidente da Casa Rogério Batista da Silva (MDB), o “Gério Cabeleireiro”. Além de saudar a cidade, Gério fez uma breve homenagem ao emancipador e ex-prefeito Clécio Soldé, que faleceu no início do ano. “Fica aí o exemplo para nós que somos políticos, que estamos sentados na cadeira hoje – vereadores, prefeito. Um homem naquela idade chorando e batendo no peito ao dizer que amava a cidade onde morava. É uma satisfação tremenda honrar esse homem”, declarou o presidente após a apresentação de um vídeo feito em memória a Clécio Soldé. Um dos filhos do finado emancipador, Cláudio Soldé, também usou a tribuna por alguns minutos para discorrer sobre o legado do pai e agradecer a homenagem póstuma.

Os demais parlamentares da Câmara Municipal se valeram da Sessão Solene para homenagear alguns cidadãos que têm contribuído para o desenvolvimento de Jandira ao longo dos anos. O vereador Antonio dos Santos Oliveira (PV), o “Toninho Amizade” prestigiou o secretário Altamir Cypriano, mais conhecido como Mi. “A cidade de Jandira me acolheu, eu devo tudo a ela”, comentou o secretário Mi na tribuna.

Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”, entregou o título de cidadania à senhora Maria das Graças Dias de Souza, uma das primeiras moradoras da Vila Popi. “Essa mulher guerreira representa uma segunda mãe para mim”, confidenciou Véinho. Enquanto o vereador Rodrigo Francisco Rosa de Jesus Felipe (MDB), o “Bilisca da Feira”, homenageou o policial militar e professor Edmilson Ventura Monteiro. “Conheci esse cara faz muito tempo. Ele é policial aposentado e sempre conversava comigo, me dava conselhos”, declarou Bilisca em plenário.

O vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PSC) entregou a honraria para duas pessoas que marcaram sua vida e o cotidiano do município. A senhora Maria Armanda do Vale, conhecida carinhosamente por parte dos moradores da Vila Ercília como vó Armanda. “Eu tive a oportunidade de ser criado por três avós. E essa era a avó da rua toda, de todos os meninos e meninas, de todos os jovens”, compartilhou Franklin durante a sessão. O segundo homenageado foi o senhor Basílio João Ferreira, empreendedor vindo de Portugal que tem contribuído para a economia e geração de empregos na região.

Luciano Barbieri (PTB) prestigiou duas mulheres pelo trabalho desenvolvido em Jandira. Irene Carneiro da Silva Souza foi escolhida por integrar a Pastoral da Sobriedade Força e Luz, na Paróquia São Francisco. “Hoje nós temos em nosso município centenas de pessoas que foram libertas das drogas e do álcool pelo trabalho que ela e o grupo dela exercem. Há famílias que foram restauradas pelo trabalho gratuito dessa mulher”, contou Barbieri na tribuna. Já Daniele Pires Gouvêa foi honrada pela atuação na Organização da Sociedade Civil (OSC) Tenda da Solidariedade, que promove a inclusão e a capacitação de pessoas em vulnerabilidade social. Por fim, o vereador Silvair Soares de Brito (Patriotas), o “Silvio Cabeleireiro”, agraciou o apóstolo Carlos Gerônimo Silva dos Santos com o título de cidadão jandirense. “Ele é uma pessoa usada por Deus para ajudar os outros”, resumiu Silvio no momento da entrega do pergaminho.

O plenário também contou com a presença de figuras da oposição e do governo, em mais uma demonstração do espírito democrático da instituição. O ex-prefeito Geraldo Teotonio da Silva (PV), o “Gê”, aproveitou a oportunidade para agradecer à cidade que o abrigou aos sete anos de idade e cobrar melhorias nas políticas públicas municipais. Por sua vez, o prefeito Paulo Fernando Barufi da Silva (PTB) fez um breve balanço sobre sua gestão e deixou uma mensagem de união e esperança para a população jandirense nesse fim de ano.