NOTICIAS    
 

 
     
 

Jandira terá dia de combate à violência contra o idoso 

Dia 15 de junho será inserido no calendário oficial do município para ações especiais

O “Dia de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa” deve ser incluído no calendário oficial da cidade de Jandira. Projeto de lei que trata da medida foi aprovado na 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal (03/10), e estabelece como data o dia 15 de junho – dia mundial do tema, fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Estima-se que a cada 10 minutos um idoso é agredido no Brasil – e não é só a agressão física que é considerada violência. O abandono, a exploração financeira e o ataque psicológico (menosprezo e humilhação) são outros tipos de violência. “O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e simultaneamente disseminar a ideia de não aceita-la como normal, promovendo ações educativas e preventivas nesse sentido”, explica o vereador Silvair Soares de Brito (PEN), o “Silvio Cabeleireiro”, autor do projeto jandirense. 

Segundo a proposta, a Prefeitura poderá no dia 15 de junho promover estas ações, com palestras e fóruns, entre outras atividades. “Editando-se lei municipal sobre o tema, será mais um mecanismo para as autoridades públicas promoverem o debate e a conscientização, a fim de formatarem políticas públicas em favor da pessoa idosa”, avalia Silvio.

 
Últimas Noticias